A movimentação de cargas pelo Porto de Santos no mês de janeiro registrou crescimento de 0,6%, alcançando pouco mais de 9 milhões de toneladas operadas, com crescimento de 0,6% no fluxo de embarques e de 0,7% nas descargas. Com o fechamento dos números mensais, projeta-se um total geral de 136,36 toneladas para este ano, 2,0% maior que o verificado em 2018.

O crescimento foi fortemente influenciado pelo aumento de 56% na carga de maior representatividade quanto à tonelagem, o complexo soja, que é composto pela soja em grãos e pelo farelo de soja (granel ou conteinerizado), chegando a 1,15 milhões de toneladas, o equivalente a quase 13% do movimento geral e a cerca de 20% das cargas embarcadas.

Outra mercadoria de significativa participação no movimento de janeiro foi o adubo, que alcançou 450 mil toneladas descarregadas (28,9%). Vale destacar ainda o significativo crescimento nas exportações de carne (143,8% – 105 mil toneladas) e nas descargas de sal (355,2% – 84 mil toneladas).

Quanto à movimentação de contêineres, verificou-se considerável redução: de 12,2% no total de TEU (twenty equivalent unit) e de 12,6% da tonelagem. Mesmo com a redução em relação ao ano passado, a marca é a segunda maior para o mês: 291.295 TEU. Em janeiro de 2018, o registro foi de 331.748 TEU.

O fluxo de navios registrou o total de 389 atracações, apontando queda de 2,8%, o que representou um aumento da consignação média de 2,01%, uma vez que se movimentou maior tonelagem em uma quantidade menor de embarcações.

SOBRE A AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), empresa pública vinculada ao Ministério da Infraestrutura, é a Autoridade Portuária do Porto de Santos e possui 1.400 funcionários. É responsável pelo planejamento logístico e pela administração da infraestrutura do Porto Organizado de Santos, o maior da América Latina, por onde passa quase um terço das trocas comerciais brasileiras. Com 7,8 milhões de metros quadrados, o porto está localizado a 70 quilômetros da Grande São Paulo e possui 55 terminais marí­timos e retroportuários, situados em duas margens, uma em Santos (direita) e outra em Guarujá (esquerda).