O Programa Atuação Responsável®, marca registrada da Abiquim – Associação Brasileira da Indústria Química é uma iniciativa da indústria química brasileira e mundial destinada a demonstrar seu comprometimento voluntário na melhoria contínua de seu desempenho em saúde, segurança e meio ambiente.
A Sistema Transportes é signatária do Programa Atuação Responsável e assinou Termo de Compromisso em 2012.

A Sistema Transportes é parceira do Programa Na Mão Certa, uma iniciativa da Childhood Brasil cujo compromisso é enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

Através da educação continuada de nossos motoristas e demais colaboradores atuamos como agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes através da denúncia de suspeitas ou ocorrências confirmadas de exploração sexual.
O conteúdo do programa é abordado em todos os treinamentos internos da empresa.

O programa “Olho vivo na estrada”, instituído pela Abiquim em parceria com a Abiclor, tem como objetivo prevenir atitudes inseguras no transporte de produtos perigosos por meio da conscientização dos motoristas. O “Olho vivo na estrada” é parte de um sistema de gerenciamento de riscos. A meta do programa é a redução a zero no número de acidentes nas estradas com produtos químicos.
O conceito básico do programa é de que, antes de um grande acidente, ocorreram várias pequenas falhas nos equipamentos ou nas operações de transporte que não foram comunicadas à empresa. O “Olho Vivo na Estrada” incentiva o motorista a relatar essas ocorrências, possibilitando a adoção de ações preventivas ou corretivas.

A Sistema Transportes abre as portas para os novos talentos ingressarem no mercado de trabalho através deste programa do Governo.